-
Arquitetos: John Gerrard
- Área: 100 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Kistefos Museet, na Noruega, tem o prazer de apresentar a Pulp Press (Kitefos) de 2013, uma ambiciosa instalação site-specific encomendada para John Gerrard
Gerrard é um artista pioneiro na área de simulações, utilizando tecnologias convencionalmente empregadas pelas indústrias militares e de jogos.
Pulp Press (Kistefos) 2013 está no Kistefos-Museet Sculpture Park, local de uma fabrica de papel do século XIX em Jevnaker, uma hora ao norte de Oslo.
O trabalho consiste em uma grande imagem em movimento projetada dentro de um pavilhão de 100 m² de concreto, projetado pelo artista em colaboração com arquitetos do A2 de Dublin, com a produção dos objetos da empresa Inseq Design, de Viena. O pavilhão está na borda do rio Rands que alimenta o trabalho com energia hidroelétrica - o mesmo rio deu origem à fabrica do passado em 1889.
Pulp Press (Kistefos) 2013 é um retrato hiper-realista da máquina, (que foi desativada em 1950), meticulosamente refeita em forma virtual. É importante ressaltar que nada foi restaurado para que a maquina funcionasse novamente. Tubos foram substituídos, válvulas de origem, componentes que estavam faltando foram pesquisados e recriados no simulacro. A gráfica agora gera fardos de papeis virtuais, cada um, estruturalmente único e preservado como dados em disco rígido alojado esculturalmente dentro do trabalho.
Robin Mackay do Urbanomic descreve o projeto: Uma " dupla virtual de máquinas que sugere uma observação da descontinuidade entre os modos industriais e pós-industriais de produção, mas mais importante ainda, insiste em uma continuidade mais fundamental, enfatizando que hoje a `economia da informação` pertence e depende do significado do material e suas consequências.